Atividades

Robótica

A Robótica Educacional coopera para a melhoria da inteligência, do pensamento crítico, da criatividade e da concentração, para permitir num futuro breve, um mergulho nas próximas etapas do mundo robótico. Nas atividades apresentadas, os alunos utilizam os Conjuntos K’nex® e trabalham equilíbrio, movimento, força, probabilidade e reconhecimento espacial.

É um ambiente de aprendizagem que reúne materiais de diversos tipos, como: blocos lógicos, peças de encaixe e motores que permitem a investigação de alguns tipos de alavancas, rodas, eixos, simetrias e engrenagens. Desta forma, convida os participantes a imergirem em desafios pedagógicos relacionados à metodologia STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), através da vivência dos 4 CONCEITOS:


Dança

A dança tem como objetivo principal fazer com que a criança comece a conhecer o seu próprio corpo contribuindo para o desenvolvimento da psicomotricidade por intermédio de vários módulos conforme a faixa etária em que ela se encontra.

A dança proporciona o desenvolvimento de três áreas específicas:

  • Motora, envolve a boa postura, correção natural dos pés e coluna, coordenação motora e harmonia de movimentos;
  • Afetiva, através da liberação de emoções e ideias (desenvolvimento da sua socialização).
  • Cognitiva, através da memorização das coreografias e assimilação dos ensinamentos e a devida concentração do aluno nos exercícios, facilitando também a concentração na sala de aula.

Capoeira

O presente projeto, se propõe, através do jogo da Capoeira por uma metodologia associativa dos gestos básicos, propiciar aos alunos os condicionamentos necessários às atividades mais complexas requeridas pelos esportes consagrados;

  • Despertar o interesse por uma cultura autenticamente brasileira, que ajuda no processo de interação de estudos com professor de sala de aula;
  • No lar com os pais e no ambiente social do aluno;
  • Desenvolver o ritmo em todas as suas formas;
  • Utilizar a Capoeira no processo de alfabetização e no aprimoramento da psicomotricidade dos alunos.

Essa proposta fundamenta-se no fato de que a Capoeira é um instrumento de educação e privilegiadamente também aborda a cultura Nacional.

 

 


Teatro

  • Desenvolver espírito de coletividade;
  • Valorizar o convívio social;
  • Desenvolver coordenação motora;
  • Desenvolver potencialidades criativas;
  • Desenvolver habilidades corporais e vocais;
  • Ampliar seus conhecimentos corporais e vocais;
  • Estimular a imaginação;
  • Obedecer a regras;
  • Expressar-se através de suas potencialidades corporais e vocais.
  • Reproduzir exercícios corporais;
  • Reproduzir sua realidade artisticamente, utilizando-se de seu corpo, sua voz e suas ações;
  • Reproduzir sua realidade artisticamente, utilizando-se de materiais de sucata;
  • Imitar pessoas, animais e objetos;
  • Brincar;
  • Confiar no colega;
  • Mostrar iniciativa;
  • Expor suas ideias em grupo;
  • Cantar;
  • Dançar;
  • Expressão Corporal;
  • Postura;
  • Equilíbrio;