Robótica
A Robótica Educacional coopera para a melhoria da inteligência, do pensamento crítico, da criatividade e da concentração, para permitir num futuro breve, um mergulho nas próximas etapas do mundo robótico. Nas atividades apresentadas, os alunos utilizam os Conjuntos K’nex® e trabalham equilíbrio, movimento, força, probabilidade e reconhecimento espacial.
É um ambiente de aprendizagem que reúne materiais de diversos tipos, como: blocos lógicos, peças de encaixe e motores que permitem a investigação de alguns tipos de alavancas, rodas, eixos, simetrias e engrenagens. Desta forma, convida os participantes a imergirem em desafios pedagógicos relacionados à metodologia STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), através da vivência dos 4 CONCEITOS:
Dança
A dança tem como objetivo principal fazer com que a criança comece a conhecer o seu próprio corpo contribuindo para o desenvolvimento da psicomotricidade por intermédio de vários módulos conforme a faixa etária em que ela se encontra.
A dança proporciona o desenvolvimento de três áreas específicas:
- Motora, envolve a boa postura, correção natural dos pés e coluna, coordenação motora e harmonia de movimentos;
- Afetiva, através da liberação de emoções e ideias (desenvolvimento da sua socialização).
- Cognitiva, através da memorização das coreografias e assimilação dos ensinamentos e a devida concentração do aluno nos exercícios, facilitando também a concentração na sala de aula.
Capoeira
O presente projeto, se propõe, através do jogo da Capoeira por uma metodologia associativa dos gestos básicos, propiciar aos alunos os condicionamentos necessários às atividades mais complexas requeridas pelos esportes consagrados;
- Despertar o interesse por uma cultura autenticamente brasileira, que ajuda no processo de interação de estudos com professor de sala de aula;
- No lar com os pais e no ambiente social do aluno;
- Desenvolver o ritmo em todas as suas formas;
- Utilizar a Capoeira no processo de alfabetização e no aprimoramento da psicomotricidade dos alunos.
Essa proposta fundamenta-se no fato de que a Capoeira é um instrumento de educação e privilegiadamente também aborda a cultura Nacional.
Teatro
- Desenvolver espírito de coletividade;
- Valorizar o convívio social;
- Desenvolver coordenação motora;
- Desenvolver potencialidades criativas;
- Desenvolver habilidades corporais e vocais;
- Ampliar seus conhecimentos corporais e vocais;
- Estimular a imaginação;
- Obedecer a regras;
- Expressar-se através de suas potencialidades corporais e vocais.
- Reproduzir exercícios corporais;
- Reproduzir sua realidade artisticamente, utilizando-se de seu corpo, sua voz e suas ações;
- Reproduzir sua realidade artisticamente, utilizando-se de materiais de sucata;
- Imitar pessoas, animais e objetos;
- Brincar;
- Confiar no colega;
- Mostrar iniciativa;
- Expor suas ideias em grupo;
- Cantar;
- Dançar;
- Expressão Corporal;
- Postura;
- Equilíbrio;