*O tempo de permanência da criança na Escola será aumentado progressivamente até perfazer o total previsto na modalidade de atendimento escolhida pelo responsável.
O período de adaptação só acontece para as turmas do Maternal I e Maternal II
- Manhã - 8h às 10h
- Tarde - 13h às 15h
Período de Adaptação
O primeiro contato da criança com a escola é um momento que exige paciência e cautela.
A adaptação escolar visa à integração da criança com a equipe docente. Isso envolve a transferência de confiança experimentada na família para pessoas, inicialmente estranhas, e descobrir, aos poucos, que os adultos ali presentes serão capazes de atender as suas necessidades e seus desejos.
A inserção ao novo ambiente deve ser feita gradativamente, inclusive para as crianças de horário integral. Por isso, a Creche Escola Lobinho Feliz estabelece um período de, no mínimo, uma semana para adaptação, que poderá ser estendido conforme a necessidade e o ritmo da criança.
O período de adaptação será planejado pela equipe da Creche Escola Lobinho Feliz de forma a:
- Evitar que muitos alunos em adaptação se acumulem na sala, ao mesmo tempo, e tenham que dividir a atenção da equipe, antes que seja estabelecido um vínculo inicial;
- Desenvolver atividades que despertem na criança o prazer de ir para a escola.
- Proporcionar uma ambiente acolhedor , seguro e confiável;
Psicomotricidade
A Psicomotricidade proporciona um espaço de liberdade no qual a criança pode se mostrar na sua inteireza, demonstrando seus medos, desejos, fantasias e, ainda, potencializa o desenvolvimento global facilitando as relações afetivas e sociais.
Enfocando a relação mente e corpo, que passa pela ação motora e pela ação psíquica, possibilita o despertar da consciência corporal através dos movimentos, sentimentos e do encontro consigo mesmo e com o outro.
Como acontece?
Atividades semanais, utilizando materiais diversos tais como: bolas, bambolês, cordas, bastões, tecidos, caixas, papéis, colchões, etc. É importante salientar que cada material tem sua função e simbolismo e que o principal objeto que dispomos é o nosso corpo.
A Psicomotricista busca a construção de um vínculo de confiança que possa conduzir a criança à expressão de seus sentimentos. É através de seu corpo, do tônus, do olhar e de seus gestos que a psicomotricista poderá assegurar à criança a assistência desse espaço de confiança.
Objetivos
- Despertar o desejo de aprender.
- Auxiliar no desenvolvimento da auto-estima.
- Contribuir para o desenvolvimento da criatividade.
- Potencializar a construção de vínculos sociais e afetivos.
- Auxiliar na compreensão de seus sentimentos e emoções, utilizando-os de forma construtiva.
- Favorecer a criança uma relação consigo mesma, com o outro e com o mundo que a cerca, possibilitando-a um melhor conhecimento de seu corpo e de suas possibilidades.
- Desenvolver aspectos relacionados ao funcionamento do corpo e à construção de conhecimentos, como: coordenação motora, equilíbrio, postura, lateralidade, noção de espaço, de tempo e esquema corporal.
Oficinas
Culinária
Em nossa instituição temos todo cuidado com a alimentação dos nossos pequenos, portanto julgamos importante a presença da nutricionista que tem um projeto muito divertido para incentiva-los a comerem alimentos de qualidade.
É através deste projeto que são adaptadas receitas para que os nossos pequenos possam botar a “mão na massa”. Cria-se um espaço onde as crianças experimentam novos alimentos e aprendem com entusiasmo e curiosidade seus valores nutricionais.
Nossas crianças se transformam em verdadeiros “chefs” e ficam muito felizes em experimentar o que prepararam.
“Comer, comer, comer, comer é o melhor para poder crescer (…)”
Artes
Papéis variados, tinta, pincéis, giz de cera, canetinha, cola, sucata, tesoura, massa de modelar, argila e muita criatividade são os ingredientes que dão vida a essa Oficina e fazem com que as crianças criem e recriem, dando uma forma concreta a sua imaginação.